Onde estamos?

Fácil de chegar, bom de curtir, ótimo para ficar...

Para quem está a pé, o melhor acesso é pelo final da Rua do Acre, no trecho em que ela se encontra com a Av. Rio Branco. Ali, por trás do Edifício A Noite (INPI, Rádio Nacional), há uma pequena travessa (Travessa do Liceu) com uma escadaria. Pronto! É só subir os dois lances de escadas e você se depara com o início da Ladeira João Homem. O Imaculada está logo no início, de portas abertas, te esperando.

Para quem chega de carro, pode-se estacionar no final da Rua Acre, na Praça Mauá ou na Travessa Beneditinos (primeira transversal à direita da Av. Rio Branco).

Ou, se preferir, subir ao topo do Morro da Conceição pelo acesso do início da Rua do Acre, logo após um edifício garagem que fica do lado esquerdo (Rua Major Daemon). A subida é agradável e logo se chega ao topo, onde se encontra a Fortaleza Militar de N. Sra. Conceição (A Imaculada). Pode estacionar por ali e descer à pé, pelo lado direito. Já é a Ladeira João Homem.

O Morro da Conceição também tem um acesso pela Rua Senador Pompeu, entrando lá pela Rua Camerino, mas é mais complicado.

Em qualquer hipótese, levar máquina fotográfica é imprescindível. Esse pedacinho de Lisboa no Rio é imperdível.